sexta-feira, 12 de setembro de 2008



Vocês devem ter observado que das escutas em Ondas Tropicais, a maior proporção de captações tem ocorrido justamente em relação ás emissoras do Peru.

Por isso, está na hora de tentar conseguir os cartões QSLs “figurinha difícil”deste país.

Para facilitar esta caçada de emissoras peruanas de Ondas Tropicais, estou postando um material específico sobre estas emissoras:

UM PANORAMA DAS ONDAS TROPICAIS PERUANAS

O Peru é um país com tradição em radio, e o rádio tem desempenhado um papel importante no dia a dia deste país. Por exemplo, em agosto de 2007 ocorreu um grande terremoto no Peru, e por problemas na telefonia e um grande congestionamento nas linhas, as emissoras de rádio se converteram no principal meio de conexão entre os peruanos, que procuravam seus parentes em distintos pontos do país.

Com a topografia que possui, dificultando muito as ligações físicas entre as cidades e também as interligações das linhas convencionais de telecomunicação, o radio surge como o grande elo que liga as diversas populações das comunidades andinas.

Apresento em seguida uma relação das emissoras Peruanas, de Ondas Tropicais, que se encontram ativas na presente data, tendo como base a lista eibi e as escutas recentemente apresentadas nas listas nacionais e internacionais.

Tal como todas as relações de emissoras, esta também é falível, pois as mudanças de emissoras no ar e fora do ar neste país são muito grandes, além das emissoras que costumo chamar por “estações Iô-Iô”, que teimam em ficar continuamente variando sua freqüência de transmissão, mas saibam que fiz esta compilação com a intenção de fornecer, aos amantes das Ondas Tropicais, ao menos um material para referência e pesquisa.

As freqüências mencionadas nas emissoras, nem sempre são as freqüências para as quais elas foram licenciadas, mas sim a que tem sido captada ultimamente. EM algumas acrescentei um comentário maior e em outras não consegui reunir muitas informações, mas no conjunto, creio que este trabalho seja útil aos “ondatropicalinos andinos”.

EMISSORAS PERUANAS DE ONDAS TROPICAIS:

3172 kHz - Radio Municipal, Panao - Provincia de Pachitea, Dpto de Huanuco

Em suas transmissões esta emissora costuma se identificar com: “"Panao ... Radio Municipal en frecuencia modulada estéreo 95.5 MHz y onda corta banda tropical de 90 metros ... al pueblo del mundo."

O dexista César Perez Dioses de Chimbote no Peru, levou dois anos para receber o cartão QSL de um informe enviado para esta emissora.

3234.9 kHz - Radio Luz y Sonido, Huanuco

É uma emissora religiosa da Diocese de HUANUCO, apareceu pela primeira vez em 6473 kHz, em setembro de 1993 e em maio de 1996 alterou sua freqüência para 3.235 kHz.

Ela utiliza um transmissor de 1kW, originalmente de Ondas Médias, o qual foi modificado por Jorge Ben avides Moreno para operar em Ondas Tropicais. Este transmissor alimenta uma antena dipolo de ½ onda, localizada a 11,5 metros de altura na parte dos fundos da Igreja.

Ela anuncia, no ar, seu endereço postal como: "Jirón Damaso Beraun alfrente de Plaza de Armas".

3330 kHz - Radio Ondas de Huallaga

O endereço da emissora é : Jiron Leoncio Prado 723, Apatado 343, Huanuco

3375 kHz - Radio San Antonio

Radio San Antonio que opera em 3375 kHz, com 1.000 watts é, sem dúvida, a mesma estação, que foi operada, sem licença, pela Igreja Católica, em 5235,5 kHz, há alguns anos atrás de San Antonio de Pádua, Arequipa.

Mas agora é licenciado como OAW6B e está autorizado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações para operar na freqüência de 3375 kHz.

O sítio do seu transmissor site está na paróquia de San Antonio de Padua de Callalli, Arequipa e o nome da empresa está registrado como "Centro de Medios de Comunicación Social San Antonio". De acordo com informações oficiais, a estação também está autorizada a operar uma outra frequência, 3390 como OAW6A.

Sua correspondência pode ser enviada para: Radio San Antonio de Padua de Callalli, Apartado Postal 1817, Arequipa, Perú.

O seu ID é: "Es Radio San Antonio...que transmite desde la ciudad de Callalli para todos los oyentes, es una emisora Católica a servicio de la comunidad"

Seu endereço de Email é : rsan_antonio14@hotmail.com

4484 kHz - Radio Frecuencia VH,Celendin

Esta emissora apresenta os seguintes IDs: “Frecuencia VH, la inigualable”, “RVC la estacion de amor” e também “Radio frecuencia VH, la voz de Celendin”

O endereço da emissora é: Jr. Arica , cuadra 5, Celendin , Cajamarca, Peru.

4655 kHz - Radio.Centinela del Norte

Esta emissora teve uma captação divulgada pela primeira vez pelo saudoso dexista Björn Malm em dezembro de 2005, posteriormente saiu do ar retornando somente maio de 2007.

Transmite de uma aldeia chamada Cortegana, na província de Celendin, no Departamento de Cajamarca no Norte do Peru.

4747 kHz - Radio Huanta 2000

Essa emissora transmite desde Huanta, Ayacucho e seu indicativo é OAX5F.

O endereço da emissora é: Jiron Gervasio Santillana 455, Huanta, Peru.

4774,90 kHz - Radio Tarma

Esta emissora transmite de Tarma, uma cidade que fica, a 250 kM da capital Lima, nas montanhas andinas a mais de 3.000 metros de altitude. Foi inaugurada em 17 de abril de 1958, com indicativo OCX4J, e transmite com 3 kW. Seus transmissores ficam numa localidade chamada Molino del Amo, a 4 km da cidade e os estúdios ficam em Tarma. Seu endereço postal é: Molino del Amo 167, Apartado 167, Tarma, Peru

4790 kHz – Radio Vision

Esta emissora é a antiga Rádio Império, que operava na freqüência de 4.389 kHz.

4824 kHz - Radio La Voz de la Selva

Numa área tão conturbada politicamente, não podemos avaliar se esta emissora continuará transmitindo por muito tempo, pois de junho de 2008, para cá, tem sido pressionada pelo governo peruano, por sua postura oposicionista e este fato tem sido divulgado na imprensa mundial. O início desta crise ocorreu, porque Genaro Alvarado, que é jornalista/radialista da emissora, entrevistou em um programa, um soldado peruano, chamado Freddy Huayunga, o qual tido voltado de recente confronto com a guerrilha das FARCS, na fronteira com a Colômbia e o mesmo alegou ter recebido abusos físicos e psicológicos de membros do próprio exército peruano.

Após esta entrevista, o radialista pediu garantias de vida ao governo de Iquitos, afirmando estar recebendo constantes ameaças de morte por parte de membros do exército peruano.

Posteriormente, a também jornalista/radialista Mary Peres, apresentou no programa noticioso que conduz na emissora , um editorial de apoio a um protesto contra a atual política econômica do governo e logo no dia seguinte começaram a aparecer pichações contra a emissora em paredes da cidade.

Fonte: http://legislaciones.item.org.uy/index?q=paises/31

4826 kHz - Radio Sicuani

Seu indicativo é OAX7T e seu endereço é: Jr. 2 de Mayo 206, Sicuanio, Provincia de Canchis, Departamento de Cusco. - P.O.Box 45, Sicuani.

4835 kHz - Radio Marañon, Jaen

Essa emissora esteve fora do ar por muitos anos, sendo reativada em 2001, é uma emissora católica que opera desde a cidade de Jaen, situada ao norte do Departamento de Cajamarca.

Em um comunicado datado 20 de agosto de 2008, a Polícia Nacional acusou a emissora de ter promovido a incitação da violência entre os habitantes da área de Bagua na Amazônia.

Fonte: http://legislaciones.item.org.uy/index?q=paises/31

4857 kHz - Radio La Hora, Cusco

Esta emissora envia QSLs a todos os informes de recepção recebidos, desde sejam enviados ao Sr. Carlos Gamarra Moscoso no endereço: Avenida Garcilaso N º 411, Wanchaq, Cusco.Peru. Os proprietários desta radio não tinham muito interesse em enviar cartões QSL, mas o Sr, Carlos G. Moscoso, um inveterado radio escuta, residente na cidade, tomou para si esta missão e atende a todos os informes de recepção. Ele tem procurado inclusive, na medida do possível, enviar para os antigos informes que não foram atendidos e estavam nos arquivos da emissora, mas uma grande quantidade deles voltaram devido a mudanças de endereço. Por isso se alguém tiver um informe não atendido desta emissora, aconselho a enviar um fllow-up, que receberá com certeza o seu cartão.

4940 kHz - Radio San Antonio

Esta emissora se identifica como: "Es Radio San Antonio...que transmite desde la ciudad de Callalli para todos los oyentes, es una emisora Católica a servicio de la comunidad"

O endereço da emissora é: Radio San Antonio de Padua de Callalli, Apartado Postal 1817, Arequipa, Perú.

4950 kHz - Radio Madre de Dios

Esta emissora transmite desde Puerto Maldonado e seu ID é: "....Radio Madre de Dios, una voz en el servicio del pueblo...."

4955 kHz - Radio Cultura Amauta, Huanta

Esta emissora se identifica como: "transmite desde Huanta en Peru, Radio Amauta", e seu endereço postal é: Jr. Cahuide 278, Apartado 24, Huanta, Ayacucho - Perú e seu endereço de E-Mail é: cpdayni@hys.com.pe

4975 kHz - Radio del Pacifico

Esta emissora religiosa, transmite desde Lima, a capital nacional, e seu endereço é: Grupo Pacífico de Comunicaciones

Av. Guzmán Blanco 465 - piso 7, Lima, Peru.

4990 kHz - Radio Manantial

É uma emissora religiosa que transmite desde Jaen, Cajamarca. Seu endereço é: Jirón Los Cedros Nº 353.Jaen, Cajamarca, Peru.

Ela possui três endereços de E-Mail, que são: manantialdevida1@starmedia.com , info@radiomanantialdevida.com e relacionespublicas@radiomanantialdevida.com

4996 kHz – Radio Andina, Huancayo

O site da emissora está no endereço: http://www.radiohuancayo.com

5006 kHz - Radio LTC, Juliaca

Esta emissora se identifica como : “Radio LTC la Radio de La Transmisión Correcta” ou tam bem: "Radio L.T.C. desde Juliaca, Perú" e o seu nom, Rádio LTC, vem da sigla do nome de seu proprietário Leoncio Torres Coalla.

O endereço postal da emissora é: Jirón. Unión No.242, Juliaca, Departamento de Puno, Peru.

5020 kHz - Radio Horizonte

Foi inaugurada em 23 de setembro de 1988, graças ao trabalho de Monsenhor Antonio Hornedo Correa, e na primeira fase esta estação, trabalhou somente com a transmissão de ondas curtas, tendo os nossos principais estudios no segundo andar da Paróquia de Chachapoyas.

Hoje ela também opera em FM.

A planta do transmissor fica situada no cruzamento da estrada Vitaliano Huancas

Ela recebe apoio financeiro da Diocese de Rottenburg-Stuttgart na Alemanha,

O web site da emissora está no endereço: http://www.horizonteperu.com/

Seu endereço postal é: Emisora de la Diocesis de Chachapoyas – Amazonas – Peru, Jr. Amazonas 1177 - Apartado 69

5025 kHz - Radio Quillabamba

Rádio Quillabamba não teve o seu início em Quillabamba, mas sim, 225 milhas a leste de Puerto Maldonado, capital do Vicarate que é a Regional Católica Romana. Ali, em 1958, missionários Dominicanos instalaram a Radio Madre de Dios (que ainda é ouvida em 4950 kHz), e devido ao sucesso desta estação se convenceram da importância do rádio como o único meio de comunicação remota no leste do Peru. No entanto, a sua nova estação não era suficientemente forte para ser ouvida na metade ocidental do Vicarate e no limite superior da região. Até meados da década de 1960 os Padres começaram a pensar em uma segunda estação em Quillabamba, e o Padre Joaquín Barriales, gerente da Rádio Madre de Dios, foi enviado para a Quillabamba para agilizar este processo.

Havia já uma pequena estação de ondas médias em Quillabamba - Rádio Quillabamba, fundada 20 de maio de 1959, mas era uma estação muito pobre, que funcionava muito mal e tinha problemas para renovar sua licença.

Os Padres compraram esta estação de Ondas médias em 12 de outubro de 1966.

Transferiram toda a estação, inclusive seu transmissor (quebrado de 300 watts) para a paróquia local e após um árduo trabalho, em 1969 colocaram no ar um transmissor de 1 kw. Mas, mesmo assim sabiam que este transmissor adaptado, mesmo com esta potência ainda não seria suficiente para cobrir com sua transmissão a grande vastidão d da província de La Convencion Foram feitos contactos com agências internacionais católicas, e, progressivamente, o dinheiro foi levantada para a compra de um transmissor melhor de 5 kw, marca Bauer, e também a montagem de novos estúdios. Em 15 de setembro de 1971, Rádio Quillabamba recebeu a licença para operar em Ondas Curtas, e no início de 1972, os novos equipamentos chegaram, aproximadamente ao mesmo tempo e a emissora entrou no ar.

5030 kHz - Radio Los Andes

Esta emissora transmite desde Cajamarca, com um transmissor de 1,2 kW situado em F. Huacariz no km 4 da estrada que vai para Los Baños del Inca, na Provincia de Cajamarca, Departamento de Cajamarca.

Os seus estúdios ficam na Prolongación La Mar No. 530, Cajamarca, Provincia de Cajamarca, Departamento de Cajamarca.

5039 kHz - Radio Libertad, Junin

Radio Libertad de Junín esta localizada no alto do altiplano, numa altitude de 4.105 metros.

O Endereço postal desta emissora é: Jirón Cerro de Pasco No. 497, Junin, Peru.