sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ALGUNS DETALHES DE ALGUMAS EMISSORAS BRASILEIRAS DE ONDAS TROPICAIS:

Rádio Difusora de Londrina

A Radio Difusora de Londrina , nasceu em 1.956, sendo a segunda emissora de radio fundada em Londrina.

Tornou-se emissora evangélica na década de 80, sob os auspícios da Igreja Só o Senhor é Deus.

Ela transmite, em Ondas curtas, por 18 horas ao dia.

O endereço postal da emissora é : Rádio Difusora de Londrina

Rua Sergipe, 843 – Sala 05

Cx. Postal, 916

CEP 86010-360

Londrina – PR

Rádio Educadora de Limeira

A Rádio Educadora de Limeira, fundada em 1939, é uma das emissoras de rádio mais antigas do interior paulista. Ela possui até uma comunidade oficial no Orkt: “Radio Educadora de Limeira”

O endereço postal da emissora é : Rua Professora Maria Aparecida Martinelli Faveri, 988

Jd. Elisa Fumagalli

Limeira-SP

COMO ESTÁ A PROPAGAÇÃO EM ONDAS TROPICAIS

Neste período, continuamos com muita calmaria solar, resultando num fluxo solar com índice de 66, os índices “A”e “K” respectivamente se mantendo em 5 e 2, o que é muito baixo e por conseguinte não temos uma grande ionização das camadas da atmosféricas, resultando num período de vacas magras.

Em resumo podemos afirmar que quanto mais existir atividade solar (maior fluxo solar) ocorrerá maior ionização das camadas da Ionosfera e quanto mais ionizadas elas estiverem, maiores são suas possibilidades de reflexão das ondas de rádio. Com baixa ionização, as camadas ionosféricas passam a absorver as ondas de rádio e não a refleti-las... e isso( que está ocorrendo) é muito ruim prá nós ...

Mas, dentro deste período, que todos sentimos como muito ruim, em termos de propagação, teremos no dia 14 de setembro a previsão de índice “A” = 20 o que nos descortina uma boa possibilidade de escutas, e nos dias 15 e 16, mesmo com o decréscimo deste índice, os seus valores ainda possibilitam uma previsão melhor que a média do período.

No geral, , nesta época de propagação ruim, com um mínimo solar que ninguém sabe quando termina (nem a NASA), podemos afirmar que as escutas em Ondas Tropicais podem ser tentadas, com maiores possibilidades de sucesso, na Banda de 60 metros ( 4.750 kHz á 5.050 kHz [vide obs]), pois aqueles que pesquisam as relações de LOGs que aparecem em todas as listas, sejam nacionais ou internacionais, verão que a grande maioria das escutas efetuadas estão sempre dentro desta banda, e o melhor indicador de propagação que existe se chama “relação de LOGs realizados”.

Falando de maneira geral sobre o comportamento da mencionada banda de 60 metros, podemos informar que é uma banda muito similar aos 90 metros, que em épocas normais (Não como está atualmente), com condições de recepção durante o dia para estações até um limite de 1.500 kM de distância, onde estações situadas dentro do limite de 1.000 kM costumam chegar fortes e á noite as condições se alargam bastante com possibilidades de captações de emissoras de quase todo o mundo.

Por regulamentação, desde 1959, esta banda foi reservada exclusivamente para emissoras situadas nas áreas tropicais (entre os trópicos de câncer e capricórnio), sendo que nesta mesma regulamentação foram acrescidas duas exceções: África do Sul e Austrália. Porém a atual Rússia (na época União Soviética), a China e a Mongólia, não aceitaram esta regulamentação e por isso vemos nesta banda diversas emissoras destes países... emissoras chinesas então existem muitas...

Observação:

Mesmo que internacionalmente, a banda de 60 metros seja considerada como as freqüências entre 4.750 kHz e 5.060 kHz; como sou brasileiro e estou sob a legislação brasileira, e a ANATEL considera esta banda como de 4.750 kHz á 5.050 kHz (consta no site), eu também considero este mesmo limite final da Banda de Ondas Tropicais em 5.050 kHz e não em 5.060 kHz como é aceito internacionalmente. Mas isso se trata apenas de uma posição pessoal e eu respeito as opiniões contrárias a isso .

ALGUMAS DAS ESCUTAS MAIS RECENTES EM ONDAS TROPICAIS:

informamos que as citações em Negrito, Itálico, são comentários do Blog e não fazem parte dos respectivos LOGs.

Qualquer contato com o autor pode ser feito pelo E-Mail: adalberto.azevedo@gmail.com.

_______________________________________________________________________________________

BOLÍVIA:

4555, Bolivia, R Virgen de Remedios(tent.), Tupiza. September-04 SS 2241-2250 relaying "Bolivia en Contacto", 2248 "la reforma agraria". From 2250 HAM QRM annoyed this listening, so until this time was 23433. Checked later at 2316, was a religious ceremony (lob-B). - Lúcio Otávio Bobrowiec - Embu SP Brasil - Sony ICF SW40 - dipole 18m, 32m – Via lista radioescutas

Esta emissora, no seu identify, costuma falar: “Radio Virgen de Remedios, frecuencia modulada... onda corta, la voz católica en su casa...".

O Santuário da Virgem de Remédios está localizado em Villa Montes. E esta igreja possui um serviço de rádio e televisão.

Mas o mais curioso nesta emissora é a sua particularidade de ficar mudando de freqüência de tempos em tempos.

Vejam abaixo algumas escutas, desta emissora, que pesquise, e ocorrem sempre em freqüências diferentes:

Freqüência Data Escuta

5500 kHz 29/05/2004 Rogildo Fontanelle Aragão – Quillacollo – Bolívia.

3335,7 to 3336,2 kHz 20/06/2005 Arnaldo Slaen – Buenos Aires - Argentina

4005 kHz 05/06/2008 Lucio Bobrowiec – Embu – São Paulo - Brasil

_______________________________________________________________________________________

BRASIL:

4775 - 5/9 07,55 R Congonhas-Conconhas do Campo-Mg. falava s/financiamento até 60 meses, sinal 432333 - Aparecido Francisco Morato de Cornélio Procópio – PR - Radio Degen DE1103 e antena dipolo de 80 metros em V invertido. (Via lista Radioescutas)

A Rádio Congonhas costumava enviar cartões QSL, no passado, mas passou a responder os informes com carta timbrada “full data”.

Em fevereiro de 2003, enviei a eles um IR e recebi uma destas cartas timbradas, da emissora, confirmando a escuta, prestando informações técnicas sobre a rádio e agradecendo e informando que o conteúdo do IR foi importante para os seus serviços técnicos. Enviaram também adesivo Congonhas Brasil 500 anos e folheto de divulgação turística com todos os detalhes da cidade e ampla cobertura fotográfica dos sítios turísticos.

4845 - 5/9 08,05 R Ibitinga-Ibitiga-sp falava s/Suely se apres, no club tangará 44334 - Aparecido Francisco Morato de Cornélio Procópio – PR - Radio Degen DE1103 e antena dipolo de 80 metros em V invertido.

( Via lista Radioescutas)

Esta emissora é a antiga Radio Metereologia Paulista, e pesquisando encontrei um LOG do Rudolf W. Grimm, de 09 de fevereiro de 2008, com algumas informações interessantes:

4845 BRASIL: R. Ibitinga (1110 kHz), via R. Meteorologia Paulista, Ibitinga-SP, PP, 09/02 1058. Px ‘Viva a vida’, identificação transmitida: ‘ZYK592 Sociedade Radio Ibitinga Limitada, 1110 kHz, ondas médias, ZYG869 Radio Meteorologia Paulista, ondas curtas 4845 kHz, emissoras integrantes da Central Paulista de Radio, Ibitinga, São Paulo, Brasil’. A identificação sugere a situação de uma estrutura técnico-administrativa diferenciada entre as emissoras, não uma OC transmitindo suas próprias ondas médias, mas no caso a Radio Meteorologia Paulista trafegando sinal de OM da Radio Ibitinga por suas OC (vejam o texto lido na identificação fala em ‘emissoras integrantes’, não ‘emissora integrante’....consorciadas?). Neste caso, a emissora que faz chegar o sinal até o nosso receptor é a Meteorologia Paulista, porém quem emite o sinal originalmente + programação é a Radio Ibitinga. Se fosse uma estrutura única, a razão social ou o nome de fantasia da emissora também seria única, mas, anunciadamente verifica-se tratar de duas emissoras distintas, 45544 (Rudolf Grimm, São Bernardo-SP, Brasil).

O site da emissora está no endereço: http://www.radioibitinga.com.br/

Eles ainda não desenvolveram o site nas partes de AM e de OT, somente em FM.

O endereço postal da emissora é: Rua Capitão João Marquers 89.

Jardim Centenário, Ibitinga SP.

4895 - 5/9 08,07 R Novo Tempo-Campo Grande-ms programa evangelico 33332 - Aparecido Francisco Morato de Cornélio Procópio – PR - Radio Degen DE1103 e antena dipolo de 80 metros em V invertido.

(Via lista Radioescutas)

O site da emissora está no endereço: http://www.radionovotempo.org.br/

O endereço postal da emissora é: Rua Amando de Oliveira 135 - Bairro Amambaí

CEP: 79005-380 - Campo Grande - MS

3325 - 5/9 08,13 R Nossa Voz- S.paulo-sp programa religioso 22233 - Aparecido Francisco Morato de Cornélio Procópio – PR - Radio Degen DE1103 e antena dipolo de 80 metros em V invertido. (Via lista Radioescutas)

Em dezembro de 2004, o Célio Romais publicou, no Panorama DX, a seguinte curiosidade sobre esta emissora: “ A Rádio Nossa Voz, de São Paulo (SP), que emite pela freqüência de 3325 kHz, leva ao ar a seguinte identificação: "ZYG 862, 3325 kHz, faixa de 92 metros, Nossa Voz, a Voz de São Paulo". Demonstram que não estão familiarizados com as ondas curtas, pois a faixa correta é a de 90 metros.”

_______________________________________________________________________________________

TADZHIKISTAN:

4635, Tadzhikistan, Tajik Radio(tent.), Dushanbe-Yangiyul. September-04 Tajik(sch) 2339 OM talks between short music, 2336-2343 Arabic type music. Sounded like an AIR station, 33433 (lob-B). - Lúcio Otávio Bobrowiec - Embu SP Brasil - Sony ICF SW40 - dipole 18m, 32m – Via lista radioescutas

Tajiquistão significa a "Terra do Tajiks" em persa. A palavra "tadjique" foi usada para diferenciar iranianos de turcos na Ásia Central, desde o século 10.

No Tadzhikistan, a Televisão e o rádio são o monopólio do Estado, controlados pela Television and Radio Broadcasting Company do Tajiquistão, que inicialmente, era controlada pelo Ministério das Comunicações, mas desde 1994 passou a ter controle direto do chefe de Estado.

O Tadzhikistan possui dois sítios transmissores, um em Yangi-Yul, com 5 transmissores de fabricação Russa sendo 4 de 100 Watts e 1 de 50 Watts e outro sítio em Orzu, com 4 transmissores de 500 Watts, todos, também, de fabricação Russa.

_______________________________________________________________________________________

BURKINA FASO:

5030, Radio Burkina, 2345-0001*, Sept 5-6, French talk. Afro-pop music. National Anthem at 0000. Weak. Poor with adjacent channel splatter from Cuba 5025. (Alexander-PA) Brian Alexander, Mechanicsburg, PA - Equipment: TenTec RX-340, two 100 foot longwires.

O Broadcasting Burkina é uma instituição pública do Estado, desde1999.

O endereço postal da emissora é: Radiodiffusion du Burkina 03 BP 7029 Ouagadougou 03

O Email da emissora está em: radio@rtb.bf

O Web Site da emissora está no endereço: http://www.radio.bf/

Bem amigos, por hoje é isso...

Um grande abraço a todos e obrigado pela visita,

Adalberto Marques de Azevedo

Barbacena - MG